sábado, 13 de outubro de 2012

Análise - Max Payne



O game é antigo mas é muito bom. Foi uma revolução no gênero de tiro em terceira pessoa. Ele inovou na jogabilidade trazendo o grande efeito Bullet Time. Muitos jogos imitaram a jogabilidade desse game.



Inicialmente, percebemos que as custscenes são em forma de Histórias em Quadrinhos. O game foi bem original trazendo, ao invés de vídeos, HQ's.


Os gráficos não são lá essas coisas. Mas devemos levar em conta o ano em que foi produzido e a desenvolvedora responsável pelo game. O ano foi 2001, o início do Playstation 2 e a desenvolvedora foi a Remedy, não tão conhecida, a publicadora é a Rockstar, que no mesmo ano lançou Grand Theft Auto III, outro grande sucesso. Mas os gráficos de Max Payne, na época, surpreenderam a todos com a qualidade, os detalhes das balas, a câmera lenta mostrando o último inimigo do cenário sendo morto. Os gráficos eram considerados muito detalhistas para a época.

pistola bastante detalhada para a época

a morte do último inimigo do cenário era sempre visto em câmera lenta

O enredo é muito interessante. O policial Max Payne perde a esposa e o filho e descobre que foram viciados em drogas que fizeram isso. Em sua busca pela vingança Max se vê contra a Máfia e até os seus parceiros da polícia.

Max com o cadáver de sua esposa em seus braços

Um detalhe bastante curioso é o fato de que as feições de Payne terem sido baseadas no roteirista do game, Sam Lake.


O game tem uma grande variedade de armas, desde simples pistolas 9mm até rifles de alta precisão. Nós vemos a vida do personagem em uma silhueta no canto inferior esquerdo da tela. Quanto mais vermelho a silhueta está, mais ferido Max está. Para recuperar a vida, podemos encontrar espalhados em diversos lugares do game, remédios chamados Painkillers. Max Payne pode carregar no máximo 8 painkillers.



no canto inferior esquerdo vemos a vida de Max e a quantidade de Painkillers que ele está carregando, e ainda a energia do Bullet Time

Sobre o Bullet Time, esse mecanismo faz com que o tempo diminua drasticamente, ou seja, tudo fica em câmera lenta, inclusive Max. Mas a vantagem é que você perde um pouco menos vida e a velocidade da mira continua a mesma, fazendo com que você consiga atirar em diversos inimigos. Mas não pode utilizar o bullet time sempre. Ele tem um limite de energia.





E a Música-tema é marcante, que acompanha toda a saga.
Max Payne ainda rendeu duas continuações, Max Payne 2: The Fall of Max Payne e Max Payne 3.

Max Payne 2 foi lançado em 2003, com significativas melhorias gráficas e com o retorno do bullet time
Max Payne 3 foi lançado em 2012. A Rockstar desenvolveu o game sem a Remedy. O enredo se passa na cidade de São Paulo

Apesar de ter sido feito há mais de uma década, Max Payne se torna divertido até hoje.


Notas:

Gráficos: 7
Trilha sonora: 10
Jogabilidade: 10
Diversão: 10
Enredo: 9
O game em si: 9

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