segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Análise Bully

A Rockstar Games é famosa por lançar games polêmicos como o famoso Grand Theft Auto. Esse game também não escapou das polêmicas. O problema já começa pelo nome. Bullying é um ato de violência física e/ou verbal nas escolas e é considerado crime. Por esse motivo o jogo em alguns países foi renomeado para Canis Canem Edit (cão come cão, do latim). Aliás, o game tem um estilo muito parecido com o Grand Theft Auto.




No jogo você controla um rapaz de 15 anos chamado Jimmy Hopkins. Sua mãe o matriculou na escola Bullworth Academy para poder curtir a sua lua de mel com seu novo marido. Assim, Jimmy, ao chegar na escola, quer mostrar quem manda naquele lugar. O game é mundo aberto como a série Grand Theft Auto. Começa apenas na escola, mas após algumas missões você desbloqueia a cidade. Conforme vai desenvolvendo na história, mais da cidade é desbloqueada



O game tem vários grupos diferentes: Os Nerds, Os Jocks (Atletas), Os Greasers (jovens pobres que vivem ainda nos anos 50 com seus topetes e jaquetas de couro), Os Preppies (riquinhos) e os Bullies. Cada um deles é distinguido pelas cores de seus uniformes. Ainda existem os alunos neutros, eles não são de nenhum grupo. Vestem um suéter verde-musgo. Durante o game, você fará missões que aumentarão ou diminuirão o respeito entre os grupos.

Nerds

Apesar da polêmica do título, o game não é nada de mais. O objetivo de Jimmy desde que chegou na escola é comandar tudo e pôr ordem naquele lugar cheio de desigualdades, professores corruptos, violência entre os alunos. O jogador só cometerá Bully se ele quiser, o próprio game aconselha a não fazer. Se o fizer, os monitores e professores irão te perseguir até pegá-lo.





Além disso, como Grand Theft Auto San Andreas, o personagem principal é customizável, você poderá mudar roupa, penteado e até fazer tatuagens. Para isso, você terá que ter dinheiro. Consegue-se dinheiro fazendo missões ou trabalhos na cidade.



No game o jogador também poderá conversar com as pessoas e até namorar as meninas. Inclusive, outra polêmica do game foi o fato de você poder beijar um menino do grupo Preppie. Para conquistar as garotas, você deverá lhe dar presentes e se vestir bem.



Também deve-se frequentar as aulas até completar todas. São 6 matérias e 5 notas de cada. Química, Inglês, Artes, Fotografia, Educação Física e Mecânica. Cada vez que você ganha uma nota, consegue um upgrade como: conquistar as meninas mais facilmente, melhorar as suas armas, ganhar uma bicicleta, etc. Você também pode conseguir ataques corpo a corpo com o mendigo veterano de guerra que mora atrás do ônibus escolar abandonado. Para isso, deverá encontrar peças de rádio para entregar ao mendigo. Dentre os ataques que Jimmy aprende, está o famoso Roundhouse Kick, ataque popularizado pelo ator Chuck Norris. Jimmy também tem uma variedade de armas como o estilingue, bombas de fedor, e outros.





São poucos os veículos do game.Pelo fato de Jimmy ter apenas 15 anos, ele não pode dirigir carros. Mas existem outros veículos divertidos: a bicicleta, o skate, uma Scooter e um Kart.





E após terminar o game, ainda existem as missões extras e objetivos secundários como corridas de bicicleta, encontrar cards e elásticos espalhados pela cidade e os brinquedos e jogos do parque de diversões.



Os gráficos são bons para a época (2005) e sua trilha sonora é bem variada e encaixa perfeitamente com o momento. Quando você está caminhando, toca uma música lenta, quando está de bicicleta, toca uma música animada, nas brigas cada grupo tem uma música diferente,etc.
O game é muito bom. Podemos considerá-lo um GTA para jovens.


Notas:

Gráficos: 8
Trilha sonora: 10
Jogabilidade: 9
Diversão: 10
Enredo: 10
O game em si: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário