O que são games não lineares? São games em que a pessoa não precisa seguir uma ordem específica de missões, em que o jogador também será livre para fazer o que quiser. Também chamados de jogos em sandbox ou mundo aberto, os jogos não-lineares se popularizaram no console Playstation 2. O game que deu auge aos diversos jogos em mundo aberto existentes foi o Grand Theft Auto III. A Rockstar inovou ao trazer um game em que o jogador ficava livre para fazer o que quiser, andar por uma cidade gigantesca, e realista. Depois do lançamento desse game, muitos outros games quiseram usar essa mecânica. Mas ainda assim, é difícil encontrarmos games não-lineares que agradem o jogador. Abaixo está uma listagem de games não-lineares que eu conheço, para PS2.
Primeiro a saga GTA:
O game que popularizou o estilo de mundo aberto. Nele, você é Claude Speed, um cara que comete diversos crimes na cidade fictícia de Liberty City.
Desenvolvedora: DMA Design
Publicadora: Rockstar Games
Ano: 2001
Nota: 8,0 (em breve, análise)
Continuação de GTA III, GTA Vice City traz uma nova cidade, novos personagens e uma nova história. Faz ainda mais sucesso que seu antecessor, e traz de volta o mecanismo de mundo aberto.
Desenvolvedora: Rockstar North (antiga DMA Design)
Publicadora: Rockstar Games
Ano: 2002
Nota:8,0
A Rockstar inova mais uma vez com o Grand Theft Auto San Andreas. Desta vez o game se passa em um estado, não mais em uma cidade, assim, com uma região muito maior para ser explorada, a novidade, além de gráficos mais realistas, é o fato de poder customizar o personagem principal, deixando-o gordo, magro, musculoso, e com diversas peças de roupas.
Desenvolvedora: Rockstar North
Publicadora: Rockstar Games
Ano: 2004
Nota:9,5 (em breve, análise)
Voltamos à Liberty City. Agora você é Tony Cipriani, um italiano que faz trabalhos para a Mafia da cidade. O game decepcionou ao se tornar inferior ao seu antecessor, GTA San Andreas.
Desenvolvedora: Rockstar North / Rockstar Leeds
Publicadora: Rockstar Games
Ano: 2005
Nota:8,5
Agora, o game se passará em Vice city, novamente. O personagem principal é Vic Vance, um soldado que foi expulso. Agora cometerá diversos crimes na cidade.
Desenvolvedora: Rockstar North / Rockstar Leeds
Publicadora: Rockstar Games
Ano: 2006
Nota:8,5
Agora diversos outros games em mundo aberto:
Baseado na animação de mesmo nome, Carros faz você controlar um carro de corrida chamado Relânpago McQueen. No game você poderá explorar toda a região da cidadezinha de Radiator Springs.
Desenvolvedora: THQ
Publicadora: Disney
Ano: 2006
Nota:8,9
Spider-Man 2 traz o super-herói Homem-Aranha à grande cidade de Nova York. No game você poderá explorar toda a cidade se balançando de teia em teia, se pendurando em helicópteros e escalando a Estátua da Liberdade.
Desenvolvedora: Treyarch
Publicadora: Activision
Ano: 2004
Nota:9,5 ( em breve, análise)
E o Homem-Aranha retorna ao mundo aberto. Agora com gráficos mais cartunescos, a novidade do game também é o fato de poder controlar o Venom em algumas missões.
Desenvolvedora: Treyarch
Publicadora: Activision
Ano: 2005
Nota:9,0
Apesar dos gráficos melhorados, o game se tornou inferior ao Spider-Man 2. Ele é mais curto, com poucas habilidades, e uma jogabilidade mais fraca. A novidade foi que você podia alternar entre a roupa tradicional e a roupa preta, mas, quanto mais ficava com a roupa preta, mais era difícil se livrar dela.
Desenvolvedora: Treyarch
Publicadora: Activision
Ano: 2007
Nota:8,5
Em, The Incredible Hulk, você controla o gigante verde no mundo aberto de Nova York. O Hulk é capaz de dar grandes saltos, escalar prédios e destruí-los.
Desenvolvedora: Havok
Publicadora: SEGA
Ano: 2008
Nota:8,5
No game, você controlará o incrível Hulk, em que o mundo é a sua arma.
Desenvolvedora: Vivendi Universal
Publicadora: Sierra
Ano: 2005
Nota: --
E a Rockstar games ataca novamente! Com mais uma polêmica, Bully se torna mais um sucesso da produtora. O game, como os fãs dizem, é um GTA na escola. O Game é em mundo aberto, em que você controla um moleque de 15 anos chamado Jimmy Hopkins, em um colégio chamado Bullworth Academy, na cidade aberta de Bullworth. Apesar do título do game, o jogo aconselha a não praticar Bullying.
Desenvolvedora: Rockstar Vancouver
Publicadora: Rockstar Games
Ano: 2006
Nota: 9,5 (em breve, análise)
Superman Returns é mais um game de mundo aberto, a cidade é Metrópolis. Mas o game não me agradou, o fato de a cidade ter vida faz com que o jogo perca muitos pontos. Exato, a cidade tem vida; e uma vida muito pequena por sinal, e, se acontece algo na cidade próximo de onde você está, você automaticamente entra na missão e deve impedir que a cidade seja destruída, perdendo assim a não-linearidade do game.
Desenvolvedora: EA Games
Publicadora: EA Games
Ano: 2007
Nota: 7,5
Neste game você controla a famosa família Simpson na louca cidade de Springfield. Você começa com Homer, mas ao decorrer do game, você troca com outros personagens.
Desenvolvedora: Fox Interactive
Publicadora: Vivendi Universal
Ano:2003
Nota: 8,0
O game se passa em uma região em guerra, você controla um mercenário à procura de trabalho. O interessante do game é que você pode escolher três personagens diferentes, e cada um tem uma atitude diferente nas custscenes e em seus diálogos.
Desenvolvedora: Pandemic
Publicadora: LucasArts
Ano: 2005
Nota: 8,8
Este game, tem o mesmo conceito de GTA, mas em vez de você ser o bandido, você é o policial. O game se passa em Los Angeles, e você controla um policial combatendo o crime, dependendo de suas atitudes, você pode ser um bom ou mal policial.
Desenvolvedora: Lusoflux
Publicadora: Activision
Ano:2003
Nota: 8,9
A segunda edição da franquuia True Crime se passa na Grande Nova York. Você volta a controlar um policial.
Desenvolvedora: Lusoflux
Publicadora: Activision
Ano: 2005
Nota: 9,0
E estes foram só alguns dos vários games de mundo aberto para PS2. Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário